Governo Federal lança Plataforma Brasil de Investimento Climático e para a Transformação Ecológica

Lançamento da Plataforma Brasil de Investimento Climático e para a Transformação Ecológica, em Washington, nos EUA. Foto: MMA

O Governo Federal e instituições parceiras anunciaram nesta quarta-feira (23/10), em Washington, o lançamento da Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica (BIP, na sigla em inglês). A iniciativa tem como objetivo facilitar a entrada de investimentos internacionais em projetos estratégicos que impulsionem o desenvolvimento sustentável do Brasil, com foco na transição ecológica e no combate às mudanças climáticas.

Desenvolvida em cooperação entre os Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, da Fazenda, de Minas e Energia e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a plataforma conta ainda com o apoio de parceiros internacionais, como a Bloomberg Philanthropies, a Aliança Financeira de Glasgow para o Net Zero (GFANZ), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o Fundo Verde para o Clima (GCF).

Durante o anúncio, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou o papel essencial da plataforma na implementação do Plano Clima: “A Plataforma Brasil de Investimento Climático e para a Transformação Ecológica é um dos resultados da Força-tarefa para Mobilização Global contra a Mudança do Clima, uma inovação trazida pela presidência brasileira do G20. Será fundamental para atrair investimentos internacionais e acelerar a descarbonização da economia brasileira.”

Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, enfatizou a importância do projeto como resultado de esforços estruturais em políticas climáticas e financeiras do Brasil: “A plataforma é a realização de um ano e meio de iniciativas do Ministério da Fazenda que permitiram um novo horizonte para a agenda climática do Brasi. É, portanto, a conclusão de um processo de estruturação de nossos marcos regulatórios e financeiros para investimentos verdes. Da mesma forma, é o início de outro processo, de uma nova onda de investimentos.”

A BIP está alinhada com o Plano de Transformação Ecológica do Brasil e visa servir como um modelo para outros países, integrando transformações ecológicas e metas climáticas a pipelines de investimentos concretos. Geraldo Alckmin, Vice-Presidente do Brasil e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, ressaltou o compromisso do governo em atrair investimentos para a chamada economia verde, promovendo a geração de empregos e o crescimento econômico sustentável.

A plataforma irá atuar em áreas estratégicas, como a restauração de vegetação nativa, descarbonização da indústria, agricultura regenerativa e energias renováveis. Alguns projetos-piloto já foram selecionados, representando mais de US$ 10,8 bilhões em capital a ser mobilizado, com destaque para a produção de combustíveis renováveis, restauração de ecossistemas e fabricação de fertilizantes verdes.

A Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica promete transformar o cenário de investimentos sustentáveis no país, reforçando o papel do Brasil na luta contra as mudanças climáticas.

Fonte: www.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *