Rio de Janeiro Avança na Proteção da Baía de Guanabara com Projeto de Soluções Baseadas na Natureza

O Rio de Janeiro deu um passo importante em direção à proteção da Baía de Guanabara durante a COP-16, que ocorre em Cali, na Colômbia. Em evento realizado nesta quinta-feira (24/10), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade anunciou o programa “Promovendo a governança aprimorada das mudanças climáticas por meio da implementação de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) na América Latina e no Caribe”. A iniciativa beneficiará a Baía de Guanabara e outros territórios na Colômbia, Guatemala e México.

Desenvolvido com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e financiado pelo Global Affairs Canada (GAC), o programa busca fortalecer a capacidade dos países latino-americanos em implementar soluções naturais que tornem as cidades mais inclusivas e resilientes. No Rio de Janeiro, o projeto piloto terá duração de dois anos, com investimento de R$ 3,1 milhões, e beneficiará 17 municípios da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, sob coordenação da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

“O impacto de eventos recentes nos lembra da urgência em agir de forma preventiva. Este projeto marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento para o Rio de Janeiro, no qual a natureza será nossa maior aliada na construção de cidades mais sustentáveis e seguras para todos”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Entre as ações previstas, o projeto contempla o apoio à incorporação de Soluções baseadas na Natureza em políticas públicas e investimentos estaduais, além da capacitação de técnicos do setor público, terceiro setor e lideranças comunitárias para implementar infraestruturas baseadas na natureza na Baía de Guanabara.

Com uma abordagem sensível ao gênero, o projeto também reconhece que as mudanças climáticas podem agravar desigualdades, visando o fortalecimento de mulheres como tomadoras de decisão no uso sustentável dos recursos naturais.

O BID oferece suporte técnico e financeiro a governos e entidades da América Latina, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Nos quatro países, os projetos-piloto focarão a aplicação de SbN em diferentes áreas, incluindo transporte, gestão integrada de paisagens, água e saneamento, planejamento urbano e manejo de bacias hidrográficas.

No Brasil, o projeto “Soluções Baseadas na Natureza para a Gestão da Baía de Guanabara no Estado do Rio de Janeiro” visa conservar a Baía de Guanabara, promovendo cidades inclusivas e resilientes, integrando perspectivas de gênero e promovendo análises de políticas que fomentem o desenvolvimento sustentável e a equidade social.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *