A busca por práticas mais sustentáveis deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade. Em um mundo de constantes mudanças, organizações de diferentes setores estão cada dia mais conscientes sobre os desafios de se operar com diferentes estratégias, novos meios de transformação e uma nova cultura.
Nesse contexto, a sigla ESG (Environmental, Social and Governance), ou ASG (Ambiente, Sociedade e Governança), vem ganhando força, já que esses pilares são hoje uma diretriz global para a condução de negócios e políticas públicas. Mas, de que maneira, governos e empresas estão incorporando práticas de ESG? De que forma é possível implementar estratégias bem-sucedidas?
Para aprofundar estas e outras questões, nos dias 05.08 e 19.08, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), por meio do MBA Internacional de ESG, promove um Webinar com especialistas para discutir a questão. O evento será online e gratuito.
No primeiro dia (05.08), o tema será “Explorando as implicações do ESG para os setores público e privado” e contará com uma análise interdisciplinar de especialistas para explorar como empresas e governos estão respondendo aos imperativos do ESG. No segundo dia, o tema será “Desvendando os desafios da implementação do ESG: estratégias para uma adoção bem-sucedida” e abora os obstáculos comuns encontrados pelos setores público e privado. Durante o painel, os palestrantes oferecem insights e processos para uma adoção integral dos três pilares do ESG.
O webinar contará com a presença de especialistas como Karisa Ribeiro, coordenadora regional de operações público-privadas do Grupo BID para o Cone Sul; Manuela Marinho, Marca Engenharia, ex-Presidente da COMPESA; e Virgínia Ribeiro, Superintendente de Sustentabilidade e Governança Corporativa da Sabesp, entre outros. Para participar do evento, basta se inscrever em: webinario.mbaesg.com.br.
Fernanda de Carvalho é Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também estudou na Technische Universität München, Alemanha, onde cursou disciplinas do Mestrado em Manejo de Recursos Sustentáveis com ênfase em Silvicultura e Manejo de Vida Selvagem. Dedicou parte da sua carreira a projetos de Educação Ambiental e pesquisas relacionadas à Celulose e Papel. Trabalhou com Restauração Florestal e Formação Ambiental na Suzano S/A e como Consultora de Comunicação da Ocyan S/A. É conhecida no setor florestal pelos artigos publicados nos blogs Mata Nativa e Manda lá Ciência.